O ranking Brand Footprint revela como os consumidores em todo o mundo estão comprando marcas de consumo massivo, além de destacar as oportunidades de crescimento para as marcas.

 
amigos bebendo cerveja juntos

Consumer Reach Points

Existe um ponto de decisão em cada compra de consumo massivo. Um ponto em que o shopper decide comprar uma marca em vez de outra. O ranking Brand Footprint revela quais marcas estão ganhando nesse momento, usando a medida Consumer Reach Points. Isso mede a força de uma marca em termos do número de vezes que as marcas são escolhidas pelos compradores.

Os Consumer Reach Points de cada marca são calculados pela multiplicação de três números:

- Penetração
- População
- Escolha do consumidor

A medida é então ponderada pela população real para calcular o alcance da marca. Além de uma imagem clara do tamanho de sua presença global, isso revela onde a marca tem oportunidades de aumentar sua penetração e sua frequência.

Embora o número de ocasiões seja o principal fator de escolha do consumidor, isso por si só não consegue capturar marcas escolhidas para necessidades distintas em uma única viagem – por exemplo, uma marca presente tanto em cuidados com a pele quanto com os cabelos. Isso não afetará a maioria das marcas, mas é importante para qualquer uma que sejam cruzadas várias categorias.

Metodologia e Critérios

As categorias: O ranking completo compreende cinco setores de FMCG – Bebidas, Alimentos, Lácteos e Substitutos, Beleza e Cuidados Pessoais e Limpeza Doméstica – monitorados pelos painéis de consumidores da Kantar, divisão Worldpanel. Alimentos Frescos, Baterias e Pet Food não estão incluídos no ranking. Todos os dados referem-se a compras para consumo e uso domiciliar.

O ‘universo’: os dados coletados cobrem 82% da população domiciliar brasileira e 90% do potencial de consumo. Os 11.300 domicílios auditados pela Kantar representam mais de 58 milhões de lares compradores.

O período dos dados: o ranking Brand Footprint é baseado em dados coletados nos últimos 12 meses terminados em outubro de 2021.

Fonte de dados: Brand Footprint é uma iniciativa da Kantar.

Critérios de elegibilidade: para que uma marca seja considerada global, ela deve estar disponível em pelo menos dois continentes. Para ser regional ela deve estar presente em dois países de um mesmo continente, e para ser local presença em apenas 1 país.

sacolas escrito "marcas mais escolhidas"

Como usar o Brand Footprint

O selo Marca Mais Escolhida significa que sua marca está entre as 50 marcas mais escolhidas pelos consumidores em 2021 – seja em todo o mundo, uma determinada região ou dentro de um país. Este selo pode ser colocado em suas embalagens, publicidade, relações públicas, mídias sociais, bem como em suas comunicações internas. Por favor, entre em contato se desejar receber a arte que corresponde ao seu ranking.
Entre em contato

Definição de marca

O Brand Footprint abrange marcas de consumo; marcas próprias dos varejistas não estão incluídas. As marcas listadas incluem todas as variantes, categorias e formatos que se enquadram nelas – por exemplo, a Pantene inclui todos os seus xampus, condicionadores, tratamentos capilares, sprays e óleos capilares.

Marcas vendidas com nomes diferentes em países diferentes são consideradas marcas individuais – por exemplo, Tide e Ace. No entanto, para marcas com um nome que foi traduzido diretamente para um idioma local, por exemplo Mr Muscle e Mr Músculo, ambos são contados como a mesma marca.

Se uma marca 'mãe' apresentar o 'endosso do fabricante' na embalagem, consideramos as marcas 'filhas' separadamente, pois sua marca é mais proeminente. Por exemplo, Special K da Kellogg's ou Cadbury's Dairy Milk seriam relatados como marcas individuais.

Quando o nome de uma marca contém o nome de seu fabricante, ela é considerada parte da marca principal. Por exemplo, Sopa Heinz, Maionese Heinz e Molho de Tomate Heinz são todos contados sob Heinz, no entanto, Sopa Grande e 57 Molhos da Heinz são relatados separadamente. Isso também se aplica a marcas como Bimbo, Ajinomoto, Nestlé ou Danone.