Categorias de consumo massivo: como elas estão desempenhando no Brasil?

Globalmente, as categorias consolidadas têm 4 vezes mais compradores do que as outras
Download do relatório Fale com nossos especialistas
categorias consolidadas
diretora
Raquel
Ferreira

Client & New Business Director , Brasil

Fale com nossos especialistas

A alta dos preços, que tem se mantido acima da inflação, tem impactado a frequência e o volume de compra dos brasileiros. Por estarem com o “bolso mais apertado”, os consumidores têm dado preferência a algumas categorias em detrimento de outras.

Na Kantar, analisamos 107 categorias, com base em sua penetração, para identificar quais são as mais importantes para os lares brasileiros.

categorias essenciais 

Apesar de somente 33% das categorias serem consolidadas, elas representam 64% dos gastos dos lares brasileiros. Enquanto as categorias não essenciais somam 54% e representam menos de 30% dos gastos. 
 
Nesse cenário, os lares que são chefiados por pessoas mais maduras e que fazem parte da classe AB são os que mais têm contribuído para o destaque de gastos das categorias consolidadas.
Marcas populares são as mais predominantes em todos os segmentos e continuam ganhando relevância nas categorias essenciais e consolidadas, enquanto as marcas premium têm ganhado espaço e se desenvolvido nas categorias não essenciais.
 

Deseja revisar sua estratégia comercial com base no conhecimento profundo dos consumidores? Entenda se sua categoria é essencial, diferença entre cestas e os principais perfis compradores.

Acesse nosso relatório ou converse com nossos especialistas.

Fale com nossos especialistas
Saiba mais sobre as grandes mudanças comportamentais dos últimos anos
Como desempenhou o mercado durante a pandemia e o que esperar para os próximos meses?