Um terço dos brasileiros procura a comodidade de pedir comida em casa

Delivery é solicitado tanto por conveniência (42%) quanto por prazer (58%)
20 dezembro 2022
mulher recebendo delivery app
Entre em contato

Receber a refeição em casa se consolidou ao redor do mundo após ter um boom durante a pandemia de Covid-19. No Brasil, por exemplo, 28% das pessoas realizam um ou mais pedidos por semana. A preferência é por comida de origem ocidental (65%), sendo pizza a refeição favorita.

Os dados fazem parte do nosso estudo Dining out’ at home!, com hábitos de consumo de 10 países (Brasil, China, Coreia do Sul, Espanha, França, Indonésia, México, Portugal, Reino Unido e Tailândia). Para ter uma ampla visão do consumo em casa, e entrevistamos 15 mil pessoas, em junho de 2022, representando 30% da população global.

Outras formas de refeições fora de casa também estão ganhando espaço neste ano. No Brasil, 28% das pessoas já apostam na modalidade on premise (consumo no local) e 20% no modelo take away (pedidos retirados no balcão).

Outra novidade é que as refeições estão sendo substituídas por lanches rápidos. Prova disso é que, entre 2019 e 2022, o fast food apresentou alta de 7% entre os consumidores ao redor do mundo, além de crescer 1% em frequência e 25% em gastos. No Brasil, McDonald’s, Burger King, Subway, Pizza Hut e Bob’s são as redes favoritas.

Formas de atendimento

Quem realmente popularizou as entregas do dia a dia foram os aplicativos agregadores de restaurantes. Isso porque, além da variedade de opções, permitem uma série de filtros. A rapidez é motivo de escolha de 50% das pessoas ao redor do mundo, por exemplo. Enquanto isso, 34% optam pelos melhores preços e 22% pela confiança no serviço.

O comportamento também muda de acordo com a plataforma. Consumidores dos aplicativos agregadores costumam pedir por descontos ou cupons (50%) e entregas sem taxa (45%). Já aqueles que realizam pedidos por telefone, geralmente, solicitam promoções 2-por-1 (35%) e agrados, como refrigerantes e sobremesas (25%).

Vale ressaltar que, no Brasil, o WhatsApp surgiu como novo método de pedidos durante a pandemia e segue forte ainda hoje. Tanto que 40% dos consumidores brasileiros já compraram por meio do app. O público é majoritariamente feminino (53%) e tem entre 18 e 29 anos (36,8%).

Para saber mais sobre como as pessoas estão comprando refeições prontas e o impacto que isso traz para o consumo fora do lar, entre em contato com nossos especialistas!

 
Entre em contato