Hábitos reais de consumo no pós-pandemia

Apresentamos a jornada do consumidor médio latino-americano, suas dificuldades e como consegue equilibrar as despesas domésticas
09 janeiro 2023
Jornada do consumidor
gerente
Marcela
Botana

Regional Account Director, Brasil

Embora os latinos tenham lidado com a inflação muitas vezes nos últimos anos, em maior ou menor grau, ela deixa sua marca nos hábitos de compra. Atualmente, os preços dos bens de consumo de massa aumentaram em média 30% em relação a dois anos atrás.

Outro fato é que a pandemia levou a um alto nível de desemprego, afetando 25 milhões de latino-americanos. Embora estejamos vendo agora uma retomada, a renda foi reduzida devido ao aumento da economia informal – segmento que paga 25% a menos que a economia formal.

Com a perda do poder aquisitivo, a nova realidade de consumo supõe a priorização de gastos, principalmente pelo aumento do número de canais visitados e a diminuição do consumo fora de casa. Há um aumento na Frequência, mas o Volume é sacrificado para cobrir os custos mais elevados dos produtos.

Neste contexto desafiante, apenas um terço de todas as marcas de FMCG apresentam um nível de consumo consistentemente maior. No entanto, existem oportunidades para marcas que investem em seus diferenciais e se comunicam de forma eficaz. Afinal, se você já está pagando mais pelo que era tradicionalmente consumido, chegar a uma marca Premium já não é mais uma possibilidade tão remota para o shopper.

Assista ao vídeo Learnings from Consumer Insights - baseado nos dados do segundo trimestre de 2022 - e conheça uma nova linguagem que aborda dados reais de consumo de mais de 50.000 lares na região de forma inovadora. Por fim, entre em contato com sua equipe da Kantar para saber como manter sua marca relevante durante toda a jornada do consumidor.