A reformulação do varejo na América Latina

O shopper está migrando principalmente para canais online que oferecem uma melhor experiência digital e equação de valor
20 dezembro 2022
mulher mexendo celular
diretor
Lenita
Vargas

Retail Director Latam, Brasil

Fale com especialistas

2021 foi um ano em que começamos a sair da pandemia, mas não da crise. Novas pressões continuam a se acumular para o consumidor em 2022: a oferta de petróleo e os impactos sobre as matérias-primas do conflito na Ucrânia, bem como as altas taxas de desemprego e o aumento dos preços dos bens de consumo massivo (FMCG).

Esse contexto coloca desafios mais fortes em um futuro próximo para o mercado e impacta diretamente o desenvolvimento da cesta FMCG. Compradores e canais vêm passando por um processo de reinvenção, buscando adaptar cada vez mais sua equação de valor. 

Um consumidor omnicanal

Como consequência, segundo nosso estudo Winning Omnichannel Latam 2022, as pessoas estão visitando mais canais do que nunca e sendo cautelosas com seus bolsos. Em média, os gastos das famílias FMCG na América Latina aumentaram +26% (2021 vs. 2019). O ritmo de crescimento dos canais mostra nuances: destacam-se novos, como a recuperação e crescimento das Farmácias e o grupo das Lojas Especializadas –  além do formato Atacarejo que continua crescendo constantemente na região.  

O comércio online tem desempenhado um papel importante no desenvolvimento de FMCG, permitindo que o comprador se conecte com marcas e canais com maior fluidez e velocidade. Mas se olharmos de perto, hoje sua variação passou de 3 para 2 dígitos e seu crescimento também começa a ser impulsionado por mais lealdade – um sinal de early adopters já em outra fase do relacionamento. 

Valor canais Latam

Já os canais mais importantes, como o Hipermercados, Supermercados e o Tradicional, tiveram crescimento abaixo da média em 2021. Torna-se muito mais importante entender a jornada do comprador, a fim de capitalizar melhor cada etapa e adaptar a estratégia das marcas para cada tipo de canal.

Fale com especialistas
Omnichannel latam 2022

Winning Omnichannel Latam 2022

Nosso relatório mostra que mesmo com a difícil situação econômica na América Latina, os compradores continuam gastando com cuidado e priorizando canais com bom custo benefício.
Leia o estudo completo