Dia do Churrasco: Consumo do prato mostra rápida recuperação após a pandemia

Rio de Janeiro e São Paulo representam mais da metade das ocasiões de consumo do churrasco
Faça download do arquivo Entre em contato
cabelo produtos lavando shampoo condicionador leave in

No dia 24 de abril comemora-se o Dia do Churrasco no Brasil e apesar do cenário de bolso apertado e escolhas mais racionais na hora de comer em 2022, as ocasiões de consumo desse prato vêm apresentando forte recuperação no último ano.

 

As ocasiões de consumo de churrasco dentro do lar cresceram 27% entre 2020 e 2022. Foram 174 milhões último ano versus 137 milhões em 2020. Já no comparativo entre 2022 versus 2021, houve um incremento de 41% das ocasiões de consumo e os números devem manter a tendência de alta. 

 

Atualmente, 15% dos brasileiros fazem churrasco em casa. Os lares do Rio de Janeiro e São Paulo são os responsáveis por mais da metade dessas ocasiões de consumo, que são mais concentradas aos finais de semana (57% acontecem aos sábados e domingos). Sempre acompanhado de amigos e/ou familiares - 89% dessas refeições ocorrem na presença de três pessoas ou mais e quase a totalidade desses momentos (98%) são compartilhados.

Quais produtos devem ser os reis do Dia do Churrasco?

Os protagonistas do consumo no churrasco do brasileiro são carne de aves, bovina, linguiças e suínas, mas queijo e salsichas vêm ganhando espaço - presentes em mais de 5% das ocasiões. Carnes de aves participam de 51,6% dos churrascos nos lares brasileiros, enquanto carnes bovinas estão em 44,7% desses momentos e linguiças aparecem em 30,6% deles.

 

Os dados fazem parte do Painel de Uso e Consumo da Kantar, que é formado por 4.000 indivíduos e representa 60 milhões de brasileiros, e do relatório trimestral Consumer Insights da Kantar, que contempla 11.300 lares brasileiros de todas as regiões e classes sociais do País.

 

Para saber mais sobre o consumo esperado para o Dia do Churrasco e outras ocasiões de consumo de diferentes alimentos, bebidas e produtos de higiene e beleza, entre em contato com os nossos especialistas!

 

Entre em contato