Nova lei para rótulo de alimentos e bebidas pode impactar comportamento dos shoppers brasileiros

No Chile, 50% dos shoppers mudaram seu comportamento e no Equador, 29%, após a lei
14 abril 2023
rotulo olhando rotulo escolhendo produto comportamento do shopper
Entre em contato

As novas regras para rotulagem de alimentos, que entraram em vigor no Brasil em outubro de 2022, devem levar a uma mudança no comportamento dos shoppers de alimentos e bebidas, assim como aconteceu em outros países latinos. Entre as maiores mudanças está a rotulagem nutricional frontal.

Nossos dados mostram que 1/3 dos latinos estão altamente preocupados com sua saúde e vêm fazendo mudanças nos hábitos alimentares, e 66% deles leem os rótulos dos produtos alimentícios. A maioria está mais preocupada com a quantidade de açúcares (22%), seguido de sódio (19%), e calorias (18%).

Comportamento do shopper onde a lei já foi implantada

A experiência dos países vizinhos mostra que ela a lei trouxe novos comportamentos para os shoppers. No curto prazo, 50% dos chilenos e 29% dos equatorianos que tiveram contato com os novos rótulos mudaram seus hábitos, abandonando ou diminuindo a frequência de aquisição. No Equador, os chás prontos foram os que mais sofreram retração em penetração (-7 pontos). Antes da lei, eles eram considerados uma opção saudável ao refrigerante e com a aplicação do novo rótulo, os consumidores perceberam que as categorias apresentam os mesmos níveis de açúcares. No Chile, biscoitos doces sofreram uma retração de 9% em volume após a nova lei (2015 vs. 2016).

Os países com maiores níveis socioeconômicos foram os que mais fizeram essas mudanças . No entanto, no longo prazo, os produtos impactados pelo comportamento dos shoppers frente à adoção dos novos selos apresentam alguma recuperação.

A nova lei prevê que produtos lançados após outubro de 2022 deveriam vir com o rótulo no novo formato e itens já disponíveis no mercado têm ainda de um a três anos para a adequação.

Para as marcas, é crucial acompanhar se não perdem visibilidade nas prateleiras. Além disso, uma grande oportunidade será gerada para novos produtos aproveitando para se posicionarem como "saudável" ou se tornarem substitutos ideais.

Aqui na Kantar, podemos identificar as oportunidades dos principais segmentos e públicos-alvo, como necessidades prioritárias principais barreiras para consumo.

Identificamos oportunidades para novos produtos e inovação daqueles existentes. Fale com nossos especialistas para entender como podemos apoiar o seu negócio!
Entre em contato