Consumo de ovos de chocolate na Páscoa deste ano deve seguir em alta e superar índices de 2022

Crise financeira da Lojas Americanas deve levar a novas dinâmicas de compra, mas foco ainda deve ser nos ovos artesanais
03 abril 2023
ovos de pascoa marcas de chocolate lojas americanas
Entre em contato

Após dois anos de pandemia de COVID-19 que levaram a uma desaceleração no consumo das marcas de chocolate na Páscoa, esses itens começam a mostrar retomada de crescimento. Durante a celebração do ano passado, registramos 7 milhões de novos lares compradores de ovos de marcas de chocolate em comparação a 2020. No total, 36,2% dos lares brasileiros consumiram ovos de chocolate em 2022, um acréscimo de 12,5% em relação a 2020.

Para a Páscoa que se aproxima, podemos prever a manutenção da tendência de aumento de consumo de ovos de marcas de chocolate, em um cenário de retorno à rotina social e dos encontros em família e amigos. Para equilibrar o bolso, os itens artesanais (caseiros e feitos sob encomenda) devem se destacar, já que o preço médio por quilo destes itens é de R$ 132 versus R$ 183 dos industrializados feitos por grandes marcas de chocolate no Brasil e afora. Ovos de chocolate artesanais já representam quase a metade do volume consumido durante a Páscoa pelos brasileiros. O consumidor costuma comprar, em média, 500 g dos produzidos a à mão e embalagens de 390g dos industrializados.

 

Nova dinâmica no varejo pode impactar marcas de chocolate no Brasil

Este ano é importante que as empresas estejam atentas às movimentações do mercado. Os recentes problemas financeiros da Lojas Americanas podem trazer mudanças nas escolhas de canais, pois a varejista se desponta entre os consumidores nas categorias de indulgências, visto que 26% dos lares compram snacks, biscoitos e chocolates em suas lojas físicas ou online. Já na Páscoa, ela representa 15% das vendas de ovos de marcas chocolates vendidos no Brasil.

Essas são algumas descobertas do nosso relatório trimestral Consumer Insights da Kantar, que contempla 11.300 lares brasileiros de todas as regiões e classes sociais, representando 60 milhões de lares.

Caso queira saber mais sobre o consumo de chocolates no Brasil, procure nossos especialistas. Confira a seção de conteúdos relacionados para conhecer nosso amplo entendimento do mercado de bens de consumo!

 

Entre em contato
Conteúdos Relacionados
Momento das Lojas Americanas causa dúvidas quanto à estabilidade do mercado de varejo
Estudo sobre consumo apresenta as tendências principais da jornada do consumidor