Uma compreensão profunda de como o latinoamericano come e bebe

Revelamos 14 momentos de demanda para o consumo que ajudarão a ampliar e expandir seu portfólio
Sedento por mais? Baixe a short version Entre em contato
Ocasioes de consumo Latam
Mariana Cruz
Mariana
Cruz Díaz

Latam OOH & Usage Food Director , Mexico

Entre em contato

Sabemos que o consumo em nossa região é composto de hábitos locais e diferentes culturas. Alguns fatores determinantes para esta variedade de dietas são o relógio alimentar, que pode passar despercebido, e a cultura em torno da culinária, com um claro impacto nos ingredientes e nas escolhas.

As escolhas de consumo mudam com base na combinação de partes do dia, pessoas presentes, motivo para consumir, nível de dedicação e muitos outros fatores e necessidades contextuais. Em nosso mais novo estudo de “momentos de demanda para o consumo” identificamos para cada categoria quais são os momentos mais importantes e os diferenciais relevados com base nas informações de uso dos nossos painelistas.

Com isso, segmentamos as ocasiões de Alimentos e Bebidas dos lares latinos, focando no contexto e nas necessidades básicas e emocionais. O resultado: Coração, Estômago e Relógio definem nossos hábitos.

Isso quer dizer que, de um lado temos o nível de complexidade, se é uma ocasião de consumo que exige muita dedicação ou se é bastante simples. Por outro lado, temos a dicotomia entre alimentação pragmática ou prazer. Permeando tudo está o relógio, pois os consumidores modularão suas escolhas de maneira diferente considerando a hora do dia e o dia da semana e também o tempo disponível.

Chegamos a 4 grandes cenários de crescimento:

Ocasioes de consumo Latam

O maior é o consumo mais elementar, um tipo de refeições equilibradas, mas pragmáticas. O segundo envolve aqueles momentos durante o dia em que precisamos manter altos níveis de energia: um lanche, mas também podem ser uma mini refeição de baixo esforço. À medida que avançamos no dia, procuramos momentos para descontrair. E por último, aos finais de semana, com mais tempo para sentar-se à mesa com os entes queridos, em que procuramos um vínculo. 

Esses grandes cenários de crescimento revelam 14 momentos de demanda para o consumo que não são apenas períodos do dia, mas observam a estrutura dessas refeições e seu propósito. Aprofunde-se nesta análise e proporcione à sua marca de Alimentos e Bebidas elementos significativos para a tomada de decisão sobre preços, sortimento, desenvolvimento de novos produtos e vendas.

 

Fale conosco ou junte-se aos nossos especialistas neste webinar sob demanda. (Passcode: Kantar1!)

Entre em contato
Conteúdo relacionado
Latam reúne tendências tão diferentes quanto os estados econômicos de seus países
Tendências do mercado indicam como a inflação afetou o consumo e a dinâmica dos canais varejistas da região em 2022
O contexto econômico não impacta igualmente todas as famílias na América Latina, mas determina as escolhas de cada perfil de consumidor