Classes DE lideram crescimento do consumo fora do lar no Brasil

comportamento consumo fora de casa
Artigo

Em 2025, houve alta de 35% na frequência de compras do grupo social

O consumo fora do lar segue em expansão no Brasil. Entre janeiro e junho de 2025, a frequência de visitas aos pontos de venda aumentou 29% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

 

Classes sociais e comportamento de compra

O crescimento é observado em todas as faixas sociais, com destaque para as classes DE, que apresentaram o maior avanço na frequência de compra fora do lar, com alta de 35%. Apesar disso, houve queda de 4% no volume por viagem e redução de 4% no tíquete médio, indicando uma maior fragmentação das compras.

Na Grande São Paulo, o cenário é diferente: há uma retração no consumo fora do lar, puxada principalmente pela classe AB.

 

Regiões com maior frequência de consumo

As regiões Norte e Nordeste (NNE) se destacam como os mercados com maior frequência de compra, registrando 28% acima da média nacional e 10 visitas a mais por ano. Mesmo com tíquete médio 9% abaixo da média, os consumidores locais intensificam o consumo com foco em conveniência matinal, priorizando categorias como bebidas quentes, docinhos e tortas, bolos industrializados e sanduíches.

 

Categorias em alta no consumo fora do lar

A busca por praticidade recoloca categorias funcionais no centro do consumo fora do lar. Até junho de 2025, bebidas não alcoólicas cresceram 11% em unidades, snacks salgados aumentaram 3%, lanches rápidos subiram 3% e pratos e refeições tiveram incremento de 2,6%.

 

Omnicanalidade e diversificação de canais

A fragmentação das compras impulsiona a omnicanalidade. Em média, os brasileiros acessaram oito canais diferentes para consumir fora de casa — um a mais que em 2024. A classe DE lidera esse movimento, com acesso a dois canais adicionais no comparativo anual.

Espaços cotidianos e de fácil acesso ganharam protagonismo, como cantinas, que cresceram 4% em contribuição nas ocasiões até junho de 2025, e o canal moderno, que avançou 3%. Em contrapartida, bares, boates e baladas registraram queda de 1%.

 

Novas formas de pedido e conveniência

A combinação entre consumo no local, retirada e delivery atingiu 34% de penetração até junho de 2025 — um crescimento de 8 pontos percentuais em relação ao ano anterior. A retirada se destaca como resposta à rotina acelerada, com alta liderada pelas regiões NNE e interior de São Paulo.

 

Adaptação é chave para marcas e varejistas

Com 70% dos canais fora de casa ganhando penetração, o consumidor está mais aberto à experimentação, menos leal aos pontos de venda e priorizando conveniência, agilidade e acesso.

Essa nova dinâmica exige que marcas e varejistas se adaptem para atender a múltiplos momentos, perfis e necessidades.

Na Worldpanel by Numerator, temos uma visão 360º do consumidor — dentro e fora de casa.
Fale com nossos especialistas para entender como nossos insights podem apoiar decisões estratégicas para o seu negócio.
entre em contato