Fracasso da Superliga da Europa traz ensinamentos sobre valores de marcas

Polêmica de "liga elitista" faz com que torcedores protestem nas ruas
18 maio 2021
Fracasso da Superliga da Europa traz ensinamentos sobre valores de marcas
Entre em contato

No último dia 17 de maio os clubes europeus de futebol Real Madrid, Barcelona e Juventus foram avisados pela diretoria da UEFA que correm sérios riscos de não integrar a competição Champions League na próxima temporada, caso não se desliguem oficialmente da Superliga Europeia e se retratem, como fizeram os outros nove clubes que compunham a liga. A criação da Superliga, anunciada em abril, foi alvo de fortes críticas de líderes políticos, jogadores, treinadores e torcedores, que rejeitaram a ideia de uma liga 'elitista', que buscava apenas benefícios econômicos. Torcedores foram às ruas para protestar e, 48 horas depois do anúncio, a liga foi desfeita.

Algumas das lições tiradas dessa polêmica são que transparência sempre importa, o foco no consumidor é vital e a confiança é dificilmente conquistada, fácil de ser perdida. Todas já haviam sido apontadas pela multinacional Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, na edição 2020 de seu relatório anual BrandZ, que traz um ranking das marcas mais valiosas em todo o mundo.

De acordo com o documento, empresas que investem consistentemente em marketing em longo prazo e na construção de marcas fortes conseguem evitar o pior de cada crise.

Entre em contato