Como a queda da inflação influencia o comportamento do consumidor?

Mulheres mercado
gerente
Marcela Botana

Regional Account Director

Artigo
Aumento da frequência de compra e 19% mais canais visitados são desafios para as marcas

Após um longo período de inflação nos países latino-americanos, identificamos um caminho unânime de redução da inflação, mantendo as taxas de crescimento do PIB e do consumo. No curto prazo, países como Peru e América Central conseguem inclusive contrair o preço médio por unidade de FMCG comprado.

O comportamento resiliente do consumidor da região fez com que a diferença entre o país com melhor desempenho e aquele com maior evolução negativa em volume de FCMG fosse a menor em cinco anos. No entanto, aproveitar o momento traz desafios para os fabricantes.

Comportamento do consumidor e desafios para o mercado

Nosso último vídeo do Learnings from Consumer Insights mostra que a estratégia de visitar um número maior de canais de compras para manter o consumo se traduz em um desafio para as marcas aumentarem a sua presença e a visibilidade.

O aumento da frequência que faz com que o volume consumido se recupere é acompanhado por carrinhos de compras menores, o que reduz cada vez mais as oportunidades de ser levado para casa.

Já o comportamento de experimentação do consumidor acaba resultando em um número maior de marcas compradas e ameaça a fidelização, abrindo caminho para os concorrentes. Existem alguns componentes do bom desempenho dos bens de consumo que precisam ser analisados mais de perto. Frequência e penetração fazem parte de uma estratégia eficiente e é por isso que mostramos quatro alavancas de crescimento para você investir.

Como captar o novo consumidor

Uma delas é trabalhar mais categorias. As extensões de marca em novas categorias permitem alcançar compradores cujas necessidades não são cobertas pela oferta atual da marca. E Latam é uma região especialmente benéfica para isso: sete dos 10 mercados mais propícios ao crescimento da penetração estão localizados aqui. Ao mesmo tempo em que isso representa uma oportunidade, é também um reflexo do comportamento do consumidor atual, que está constantemente em busca de novas alternativas de consumo.

Assista ao vídeo e nos procure para explorar os detalhes da sua categoria. Temos os insights para ajudá-lo a se conectar com mais compradores e se destacar neste momento de recuperação latina.


Contato
Soluções Relacionadas
mulher em duvida produtos
Crise econômica acabou com a tradicional “compra do mês” e fez o consumidor bater perna para economizar
Consuumo de beleza na América Latina
Latam reúne tendências tão diferentes quanto os estados econômicos de seus países