A pandemia da Covid-19 mudou os hábitos de consumo da população latina. Para conter a disseminação do vírus, as pessoas passaram a fazer mais compras em casa, pela internet. Nesse contexto, empresas de Alimentos, Laticínios e Cuidados com o Lar foram as que mais cresceram no ano passado.
As cinco companhias mais escolhidas pelos consumidores da América Latina em 2020 foram Coca-Cola, Colgate, Grupo Bimbo, Maggi e Grupo Lala. Um reflexo desse movimento é que as compras de itens de primeira necessidade apresentaram crescimento de até três dígitos.
Em contrapartida, o Brand Footprint 2021 revela que, por causa das restrições de mobilidade, menos refeições foram feitas fora de casa. Visitas a lojas e restaurantes diminuíram em 8%. A queda, no entanto, não foi tão acentuada no Brasil e no México.
“Sem dúvida, foi o ano mais complexo que vivemos. Mas ainda vimos oportunidades na América Latina para marcas que descobriram como oferecer a melhor opção aos consumidores. Elas foram contempladas ao ser mais escolhidas por eles”, afirma Cecilia Alva, Client & New Business Director Latam da Divisão Worldpanel da Kantar.