Onde os latinos compram em tempos de economia frágil?

A inflação levou os consumidores a procurarem produtos FMCG mais baratos, o que beneficia os canais de Abastecimento e Necessidades específicas
20 dezembro 2022
escolhendo produto na prateleira
gerente
Cecilia
Alva

Diretora de Clientes e Novos Negócios Latam

Tire sua dúvida

A tendência omnichannel está influenciando a forma como os consumidores se relacionam com os antigos pontos de venda, além de impulsionar novos. Os canais de Abastecimento cresceram atraindo mais famílias consumidoras, embora essas compras já não sejam tão grandes. As unidades por missão de compra diminuíram 12% graças à necessidade de reduzir as despesas domésticas.

A vantagem dos Super e Hipermercados, Atacadistas e Independentes atualmente são seus melhores preços e sortimento. Com isso, o ticket continua o mesmo, mas é preciso considerar que a inflação leva a uma perda real de 3%.

Por outro lado, missões menores ganham relevância. Portanto, os canais de Necessidades Específicas estão se desenvolvendo tanto por meio de mais compradores quanto de tickets mais altos.
Influenciado por novas ocasiões de compras e mais categorias adquiridas, o gasto de compras diárias subiu 10%. Com isso, Lojas Especializadas, Farmácias, Conveniências e Online atraem consumidores dos canais tradicionais. Isso ocorre porque o shopper não investe grande parte de seu orçamento nesses pontos de venda, logo, ele não se inibe tanto pelo aumento de preços.

grafico de variação de kpis de canais

Penetração e gastos, ou seja, mais compradores e quanto eles investem no ambiente de varejo, são os fatores essenciais em tempos de menos viagens de compras para as marcas. Acompanhe o vídeo para compreender e acione nossa equipe para uma estratégia sob medida para suas necessidades.

Assista ao vídeo explicativo sobre o conteúdo:

Versão em Inglês 
Versão em Espanhol
Versão em Português

 
Tire sua dúvida
Conteúdos Relacionados
México foi um dos países da região que teve crescimento favorável no último trimestre de 2021
A tendência omnichannel está crescendo cada vez mais, como resposta à desaceleração das economias da América Latina e à necessidade de pagar mais barato