Mudança de atitude em relação à sustentabilidade graças às circunstâncias econômicas e sociais em Latam

Pandemia, Desemprego e Inflação, um trinômio desafiador para comprar de forma sustentável
21 outubro 2022
capa wcwd latam 22
diretora
Kesley
Gomes

LinkQ Solution Director Latam, Brasil

Fale conosco
Os esforços dos consumidores para comprar de forma sustentável estão se mostrando desafiadores devido ao impacto do cenário econômico e social pós-pandemia. Pelo quarto ano consecutivo, nosso relatório Who Cares? Who Does? Latam relaciona as atitudes em torno da sustentabilidade com o comportamento real de compra. Isso nos permite conhecer as escolhas daqueles indivíduos que se preocupam com o meio ambiente.

O Eco-Active, segmento da Kantar para os comprometidos com o meio ambiente, na América Latina caíram 2% em 2022 (14% vs. 16% em 2021). Embora seja um percentual menor, somando-se aos 33% dos Eco-Considerers, que querem ser sustentáveis mas ainda não o são, chegamos a 44% de todo o gasto que vai para produtos de consumo de massa, mostrando que são um público importante .

47% dos latinos concordam fortemente que é mais difícil agir com responsabilidade hoje em dia. Mas as empresas que conseguem se destacar têm em comum a reciclagem, ou seja, embalar ou produzir de forma ecológica, já que isso é atrativo para os consumidores. Também que os recipientes sejam biodegradáveis é outro fator a considerar, assim como que os alimentos e bebidas sejam de origem vegetal.

Embora os números estejam em queda este ano, devemos considerar que antes da pandemia os Eco-Actives eram 11%. Isso mostra que a evolução para a responsabilidade ambiental é algo gradativo e fabricantes e varejistas que investirem nela encontrarão um público fiel.


Quais são as preocupações do comprador?

No relatório, as famílias da região também classificaram as questões que consideram mais importantes para o planeta. Pela primeira vez, Mudanças Climáticas e Água foram os mais relevantes no mesmo nível de preocupação.

grafico_WCWD 22

 

Apesar da existência de uma lacuna entre os valores sustentáveis e a compra efetiva de produtos responsáveis, o consumidor de hoje está mais informado e consciente, razão pela qual é mais exigente com as empresas. 30% das famílias pensam que as empresas são responsáveis por cuidar do meio ambiente. No entanto, para elas o compromisso também está nas mãos do Governo, com 37%

É importante levar em conta os Eco-Considerers, pois eles representam 1/3 da população latina, inclsuive em alguns países eles são 40% da população, então há um mercado a conquistar com informações claras. A recomendação é continuar com o propósito de cuidar do meio ambiente, já que os consumidores estão cada vez mais interessados em saber como as marcas estão sendo sustentáveis.

Fale com nossa equipe para as últimas descobertas sobre o consumidor consciente!

 

Fale conosco