No último dia 17 de maio os clubes europeus de futebol Real Madrid, Barcelona e Juventus foram avisados pela diretoria da UEFA que correm sérios riscos de não integrar a competição Champions League na próxima temporada, caso não se desliguem oficialmente da Superliga Europeia e se retratem, como fizeram os outros nove clubes que compunham a liga. A criação da Superliga, anunciada em abril, foi alvo de fortes críticas de líderes políticos, jogadores, treinadores e torcedores, que rejeitaram a ideia de uma liga 'elitista', que buscava apenas benefícios econômicos. Torcedores foram às ruas para protestar e, 48 horas depois do anúncio, a liga foi desfeita.
Algumas das lições tiradas dessa polêmica são que transparência sempre importa, o foco no consumidor é vital e a confiança é dificilmente conquistada, fácil de ser perdida. Todas já haviam sido apontadas pela multinacional Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, na edição 2020 de seu relatório anual BrandZ, que traz um ranking das marcas mais valiosas em todo o mundo.
De acordo com o documento, empresas que investem consistentemente em marketing em longo prazo e na construção de marcas fortes conseguem evitar o pior de cada crise.
Fracasso da Superliga da Europa traz ensinamentos sobre valores de marcas
Polêmica de "liga elitista" faz com que torcedores protestem nas ruas
17 maio 2021