Para onde o consumo irá se direcionar com a evolução da pandemia?

Pesquisa analisa possíveis cenários para o mercado, auxiliando no planejamento estratégico
Faça download do arquivo Entre em contato
estrada arvores mata floresta forecasting
diretora
Rafael
Couto

Shopper Solutions Senior Manager, Brasil

Entre em contato
Desenvolvemos uma pesquisa para analisar três possíveis cenários para o mercado de bens de consumo massivo com base na taxa de contágios de Covid-19. A análise faz parte da segunda edição de 2021 do estudo Consumer Insights, referente ao período de abril a junho.

No primeiro e mais otimista deles, uma redução em 5,8% ao mês nos novos casos faria com que as vendas dos produtos do setor retraíssem 2,5% em valor. Já o segundo prevê estabilidade tanto nos números de contaminações quanto no valor, que seria de apenas +1,6%, porém com tendência de aumento do gasto médio por viagem e da frequência de ida aos pontos de venda. Por fim, em um cenário pessimista, com 24% de aumento nos novos registros e retorno ao pico da pandemia, o consumo domiciliar subiria 3,9% em valor, tanto com maior tíquete médio quanto com maior frequência.

No que se refere aos canais de venda, o varejo tradicional se sairia melhor no cenário otimista e tanto o varejo moderno quanto o atacarejo no cenário pessimista.

Para traçar as melhores estratégias é preciso levar em consideração os desempenhos da variante Delta e da vacinação, os níveis de restrições à mobilidade, a abertura de novas lojas, as mudanças no comportamento dos compradores e a recuperação do consumo fora do lar, além das taxas de desemprego, renda e auxílio emergencial.
Entre em contato