Diferenciação como vantagem de mercado
Os desafios do mercado não se limitam mais apenas aos concorrentes. O próprio consumidor se empoderou e leva suas necessidades tão a sério que a fidelidade à marca foi enfraquecida. As tendências de consumo na Latam são desafiadoras: 18% mais canais de compras visitados e mais 6 marcas compradas no último ano até junho.
O objetivo inicial das inovações de produtos é impulsionar o crescimento, mas há muitos fatores envolvidos. Seja reforçar o propósito da marca, manter a base e o volume de compradores, frear a concorrência e até desenvolver canais específicos.
O boom da inovação na América Latina
Em resposta às novas tendências de consumo, o número de lançamentos por hora é de 1,2, um aumento de 50% em relação ao ano anterior. Além disso, as inovações respondem por 1% dos gastos anuais com FMCG nos principais países da América Latina.
Os países com maior número de lançamentos são Brasil e Colômbia, mas a maior variação ano a ano vem da Colômbia (70%) e Chile (63%) – mostrando que o número de lançamentos não está diretamente relacionado ao tamanho do país.
Em um mercado mais competitivo, inovação exige maior assertividade
Alcançar o maior número de compradores é o primeiro parâmetro para medir o sucesso de uma inovação e está fortemente correlacionado com mais vendas: 1 ponto de penetração em Latam equivale a 1,3 milhão de domicílios.
Mas os parâmetros de sucesso devem ser definidos de acordo com cada tipo de categoria, segmento e marca.
Fale com nossos especialistas para planejar estratégias de lançamento com confiança, usando nosso profundo conhecimento do consumidor e cobertura completa do mercado.