Brasileiros compram mais caldos e temperos prontos em busca de pratos que tragam prazer à rotina

Apesar de usá-los menos vezes em casa, o consumidor usa mais quantidade do produto a cada vez
Faça download do arquivo Entre em contato
caldos e temperos prontos
Para incrementar as preparações em casa, o consumidor brasileiro vem lançando mão de uma categoria de produtos que traz prazer às refeições. Consumidores brasileiros aumentaram em 1,1% o volume de compra de caldos e em 11% o volume de temperos prontos na comparação entre o primeiro trimestre de 2022 e o mesmo período deste ano. Porém, quando analisadas as ocasiões de preparo dessas categorias, elas retraem 6,3% e 13,3%, respectivamente. 

Isso se dá pelo fato de os brasileiros estarem aumentando o volume per capita por ocasião de consumo de ambos os condimentos. Isso é, os consumidores utilizam maior gramatura por preparo. Mas o número de ocasiões de preparo diminui. 

Tanto que é possível observar um incremento de 8% do volume per capita por ocasião de caldos, passando de 53 gramas no primeiro trimestre de 2022 para 57 gramas no mesmo período deste ano. Enquanto isso, os temperos prontos tiveram acréscimo ainda maior: de 2,1 gramas para 2,6 gramas no mesmo espaço de tempo – alta de 28%. 

Mesmo com essa retração de ocasiões de consumo, a busca por prazer destaca-se positivamente para ambas as categorias dentro dos lares brasileiros. Para caldos, é possível observar crescimento de 100% das ocasiões realizadas por essa razão de consumo. Para temperos prontos, há incremento de 69%. 

Muito do crescimento por conta de ocasiões prazerosas é impulsionado pela popular carne de panela – o preparo do prato com caldo aumentou em 76%, enquanto com temperos prontos cresceu 62%. A alta se dá tanto por ser um item que vem apresentando redução no preço após forte alta no ano passado, quanto por ser a proteína animal mais consumida pelos brasileiros.  

Quem consome caldos e temperos prontos?

 
Ainda é válido destacar que os caldos são mais consumidos pela Classe C e pelas faixas etárias até 15 anos de idade e de 35 a 49 anos de idade. Os temperos prontos, por sua vez, são a preferência da Classe A e do público acima de 50 anos de idade e de 16 a 24 anos de idade. 

O fato de as duas categorias atingirem consumidores diferentes, faz com que sejam complementares na hora do preparo de alimentos, uma categoria suprindo o espaço que a outra deixa nos diferentes perfis. Para não deixar de atingir nenhum consumidor, entenda quais são as fortalezas dos caldos e dos temperos prontos. Faça download do nosso report e acesse nossas informações! 

Com o nosso Painel de Uso e Consumo, que conta com 4.000 indivíduos, que representam 58 milhões de brasileiros, podemos entender como os brasileiros cozinham e consomem as mais diversas categorias de FMCG. Clique aqui para saber mais sobre essa solução. 
Entre em contato
Conteúdos Relacionados
Brasil é destaque em valor gasto com alimentos e bebidas fora de casa em 2023, com incremento de 26% em relação ao ano passado
Descubra como a queda de 45% no consumo de balas entre os jovens brasileiros está afetando a indústria de balas e gomas e as oportunidades de inovação para esse perfil
Tendências de mercado apontam que salgados prontos passaram de 11% da preferência em 2019 para 15% em 2022