Como os rótulos de alerta nutricional impactam a tomada de decisões de compra

A Lei de Rotulagem pode impactar mudanças em direção a opções mais saudáveis ou até mesmo o abandono de produtos
Baixe o relatório Entre em contato
Compras no canal varejista
gerente
Marcela
Botana

Regional Account Director, Brasil

Entre em contato

Na América Latina, Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Uruguai já possuem a Lei de Rotulagem Nutricional para alimentos e bebidas. Há uma década assistimos à introdução gradual deste tipo de regulamentações e, com nossa experiência sobre o seu impacto na tomada de decisões de compra em cada país, chegamos a conclusões interessantes.

A norma que implementa selos frontais de advertência nas embalagens de diversos produtos tem como objetivo informar o consumidor sobre ingredientes que podem ser prejudiciais à saúde. E pelo que pudemos observar na tomada de decisão de compra, ela tem a sua eficácia.

Um de nossos dados aponta que quanto mais rótulos de advertência um produto tiver, menos ele será comprado. No Chile, por exemplo, a combinação de três selos – açúcar, sódio e gordura – provoca uma queda de 70% no volume de vendas. No México há uma perda de 8% de compradores de artigos com quatro rótulos.

Os rótulos também surpreendem os latino-americanos ao alertar sobre categorias que parecem saudáveis, mas não o são. O chá pronto, por exemplo, sofreu queda no consumo após rotulagem: -16% em volume no Equador (2014 vs. 2013) e -5% em penetração no México (2020 vs. 2019), o equivalente a mais de 1 milhão de domicílios.

Por outro lado, a Lei de Rotulagem influenciou as decisões de compra em direção a produtos que promovam a imagem de saudável. Em toda a América Latina, os refrigerantes light se tornam alternativas a fórmula tradicional, com um aumento de 16% na sua penetração nos últimos cinco anos – o que representa mais de 5 milhões de lares.

As informações mostram que a norma mudou o comportamento dos latino-americanos – e de forma positiva. Prova disso é que, no Equador, 69% dos consumidores prestam atenção aos rótulos de advertência. No Chile, o número é ainda maior: 74%.

Podemos contar como esses rótulos moldam as decisões de compra de alimentos, bebidas e laticínios, veja no infográfico. Também estamos ansiosos para trabalhar juntos nos impactos desse movimento na indústria!

Entre em contato
Conteúdo Relacionado
Ao analisar os consumidores mais jovens e mais velhos, não muda apenas o nível de gastos, mas também como e em quais produtos eles gastam seu orçamento com FMCG
Kantar lança seu primeiro relatório de previsão sobre expectativas de crescimento com base no entendimento do consumidor
Nosso mais recente estudo de mercado mostra que 60% dos produtos em crescimento foram comprados em embalagens menores