América Latina apresenta tendência de recuperação em bens de consumo de massa

Os países que impulsionam desempenho positivo no mercado de bens de consumo de massa são Brasil, México e Peru
15 setembro 2023
Perfil do consumidor
gerente
Marcela
Botana

Regional Account Director, Brasil

Fale conosco

Embora cada país da América Latina apresente realidades e desafios diferentes, todo a região tem demonstrado uma tendência de recuperação no consumo. Brasil, México e Peru, por exemplo, testemunham um desempenho melhor em volume de compras de bens de consumo de massa no segundo trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2022. É possível notar alta de 6,3%, 2,2% e 2%, respectivamente.

Ainda em relação a volume, Colômbia, Chile e Argentina abrandam o declínio que vinham sofrendo – -2,2%, -1,5% e -0,8%, respectivamente –, e marcam uma mudança de rumo. Apenas Bolívia, América Central e Equador mostram desafios de médio e longo prazos, uma vez que acentuam a queda no parâmetro – -2,5%, -3,4% e -4,9%, respectivamente.

Outro dado que chama a atenção é que a frequência de compra regressa pela primeira vez ao nível da pré-pandemia, reforçando a recuperação do consumo na região. Por outro lado, o latino-americano continua a sofrer com uma diminuição do seu poder de compra. Isso faz com que não possa despender tíquetes elevados por ocasião e fragmente gastos em mais canais e marcas, para poder conseguir melhores ofertas.

Prova desse comportamento é que, nos últimos dois anos, o shopper cresceu as compras habituais de bens de consumo massivo em duas categorias, mas, ao mesmo tempo, aumentou seu repertório em sete marcas.

Grafiico de consumo massivo Latam BR

Hábitos e preferências quanto aos bens de consumo massivos

 

Cobrir mais ocasiões de consumo, garantindo a relevância da marca no maior número de momentos possíveis é essencial hoje em dia para ter sucesso. Bebidas tem sido a cesta ganhadora dos momentos de consumo dentro da casa. Embora apresente queda no segundo trimestre deste ano, continua posicionada 24% acima dos níveis da pandemia em ocasiões de consumo. Por um lado, os latino-americanos buscam produtos indulgentes, sendo os refrigerantes os mais escolhidos para satisfazer essa necessidade.

Por outro, há uma procura cada vez mais intensa por itens saudáveis. Aqui, bebidas de origem vegetal, bem como isotônicos e energéticos, atraem mais compradores e um consumo mais frequente.

Nosso estudo Consumer Insights Latam Q2 2023 acompanha o comportamento do comprador latino-americano, trazendo uma visão em 360 graus dos bens de consumo massivo. Fale conosco para saber mais do seu segmento e marca!

Fale conosco
Conteúdo Relacionado
Crise econômica acabou com a tradicional “compra do mês” e fez o consumidor bater perna para economizar
A tendência omnichannel está crescendo cada vez mais, como resposta à desaceleração das economias da América Latina e à necessidade de pagar mais barato
Tendências de mercado apontam que salgados prontos passaram de 11% da preferência em 2019 para 15% em 2022